MENU
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244075/slider/639be829056b5a06650c182d52b4abb9.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244075/slider/9dc9ad905a225e4fb5d2634c177ebba7.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244075/slider/3487f96393a621ae08fa1de3bbaa06c4.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244075/slider/3c24f130f8bc3aa216c21ea295916d09.png
Estado, município e ACISBEC unem forças para atrair investimentos e preparar São Bernardo e região
Por Administrador
Publicado em 24/09/2025 21:10
Notícias Regional

Estado, município e ACISBEC unem forças para atrair investimentos e preparar São Bernardo e região para novos desafios

Jorge Lima aponta caminhos para fortalecer vocação da Região e ampliar geração de empregos

A ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) recebeu o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, para um encontro com empresários e autoridades locais. A reunião teve como objetivo debater oportunidades de crescimento econômico e estratégias para fortalecer a vocação produtiva e logística da região e ocorreu no fim da tarde de terça-feira (23).

O presidente da ACISBEC, Valter Moura Júnior, destacou que a iniciativa buscou aproximar Estado, município e entidade empresarial na construção de projetos estratégicos.

"O nosso convite ao secretário Jorge Lima teve como objetivo trazer a união do Estado de São Paulo, de São Bernardo e da ACISBEC, para transformar esse encontro em uma busca por projetos que contribuam com a cidade e toda a região. Queremos identificar a vocação local, preparar mão de obra qualificada e atrair novos investimentos", afirmou.

Durante sua palestra, Jorge Lima ressaltou que o Governo de São Paulo tem tratado cada município de forma individual, respeitando suas vocações específicas.

"Não existe uma única solução para todas as cidades. Cada região, e até mesmo bairros dentro de uma mesma cidade, têm suas próprias vocações. O papel do Estado é identificar essas potencialidades e apoiar o desenvolvimento local", explicou.

 

O secretário também destacou a necessidade de inovação e de preparar a juventude para os novos desafios do mercado de trabalho.

"Quem não tiver hoje um processo de inovação estruturado vai ficar para trás. Temos uma geração de jovens totalmente conectada, tecnológica, e precisamos transformar essa característica em oportunidades concretas de emprego e renda", disse.

Outro ponto enfatizado foi o equilíbrio entre indústria e serviços.

"Quando a economia migra muito para os serviços, há perda de massa salarial, porque o serviço paga menos. Precisamos reequilibrar esse cenário, fortalecendo a indústria e, principalmente, as pequenas e médias empresas que sustentam a base da economia", completou.

Segundo Lima, a região do ABC precisa pensar o futuro com visão de longo prazo.

"Nenhuma grande empresa vai se instalar no centro de uma grande cidade, mas podemos criar condições para atrair novos negócios e apoiar empreendedores locais. Para isso, planejamento urbano e mobilidade são fundamentais. A cidade precisa desenhar hoje onde vai crescer, para não perder oportunidades amanhã", afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo, Rafael Demarchi, também destacou a relevância do encontro.

"É muito importante receber o secretário de Estado e conhecer as ações disponíveis para apoiar as empresas da cidade. São Bernardo tem um berço industrial forte, mas a logística desponta como diferencial estratégico, fundamental para geração de emprego e renda", disse.

A deputada estadual Carla Morando esteve presente e reforçou a importância de iniciativas que promovam diálogo entre governo, entidades e iniciativa privada.

 O evento reuniu dezenas de empresários da região, além de lideranças políticas e representantes institucionais, consolidando a ACISBEC como espaço de articulação para o desenvolvimento econômico e social do Grande ABC.

Sobre a ACISBEC

Instituição com mais de sete décadas de existência, foi fundada em 27 de setembro de 1944 e tem como presidente Valter Moura Júnior. Instalada em sede própria com área de quatro mil metros construídos, dispõe de ampla estrutura distribuída em seis pavimentos com auditório para 400 pessoas, salas de reunião, salão de exposição para feiras e fóruns de negócios, cursos e palestras, entre outros.

Fotos: Diego Melo

 

Comentários