GCM de São Bernardo realiza 290 abordagens e fortalece segurança durante operações Dorme Bem e Bairro Mais Seguro
Ações coordenadas da Guarda resultaram em duas prisões, apreensões e ocorrência grave durante bloqueio noturno no bairro Ferrazópolis; atuação fortalece segurança no município
Com foco na atuação preventiva, a GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo realizou duas prisões, apreensões e ampla fiscalização durante as operações Bairro Mais Seguro e Dorme Bem, entre 30 de janeiro e a madrugada de 2 de fevereiro. As ações tiveram como objetivo ampliar a sensação de segurança e combater a perturbação do sossego público em bairros como Jardim Limpão, Jardim Selecta, Montanhão, Silvina, Golden Park, São José e região.
Ao longo de três dias, as equipes da GCM realizaram 290 abordagens a pessoas. Na fiscalização de trânsito, 76 condutores foram submetidos ao etilômetro passivo, com nove recusas. As equipes autuaram 28 veículos, removeram 19 ao pátio e apreenderam uma motocicleta. Um estabelecimento teve as atividades encerradas por funcionamento irregular.
PRISÕES – Durante as ações das operações Bairro Mais Seguro e Dorme Bem, realizadas na sexta‑feira (30/01), a Guarda Civil Municipal efetuou duas prisões em diferentes períodos do dia. No período da manhã, equipes da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) realizaram prisão em flagrante por tráfico de entorpecentes no bairro Jardim Limpão. Na ocorrência, foram apreendidos 35 papelotes de maconha, 58 pinos de crack, 52 papelotes de cocaína, R$ 28 em dinheiro e um aparelho celular. O suspeito foi encaminhado ao 6º DP (Distrito Policial), onde a prisão foi ratificada.
Já durante a noite do mesmo dia, uma equipe da GCM capturou um procurado da Justiça por pensão alimentícia durante patrulhamento no bairro Jardim Silvina, após a constatação de mandado de prisão em aberto. O indivíduo foi apresentado no 1ºDP para cumprimento da ordem judicial.
BLOQUEIO - Na noite de sábado (31/01), no bairro Ferrazópolis, houve uma ocorrência grave envolvendo a apreensão de um adolescente por ato infracional análogo à tentativa de homicídio. O caso ocorreu durante um bloqueio, quando uma motocicleta com dois ocupantes foi abordada pelas equipes. O condutor desobedeceu à ordem de parada e tentou fugir, realizando manobras perigosas e trafegando pela contramão.
Durante a fuga, o veículo avançou contra um agente da GCM, atingindo-o frontalmente. O guarda sofreu lesões por todo o corpo, foi socorrido à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Silvina e posteriormente encaminhado ao HU (Hospital de Urgência).
Após a queda da motocicleta, o condutor foi apreendido e apresentado no 1º DP, onde o caso foi registrado como ato infracional análogo à tentativa de homicídio e desobediência. Constatou-se ainda que o adolescente não possuía habilitação. O passageiro foi atendido e liberado, e a motocicleta recolhida ao pátio municipal.
"Essa ocorrência evidencia o risco enfrentado diariamente pelas equipes e a importância das operações preventivas. A atuação imediata da GCM permitiu controlar a situação, garantir o atendimento ao agente ferido e assegurar o encaminhamento legal do caso, sem prejuízo às demais ações em andamento", afirmou o inspetor da GCM, Nunes.
Encerrando o balanço das ações, o comandante da GCM, Eduardo dos Santos, destacou o impacto positivo das operações no município. "Esse balanço reflete um trabalho contínuo, planejado e presente no território. A GCM atuou de forma preventiva, mas também respondeu com firmeza quando foi necessário, garantindo prisões, apreensões e mais segurança para quem vive e circula pela cidade", afirmou.
Fotos: Divulgação/PMSBC