Após intercâmbio, alunos do Conecta são encaminhados para o primeiro emprego em São Bernardo
Dos cinco jovens que se mostraram interessados, dois já estão com o trabalho garantido; os outros três ainda esperam vagas que permitam conciliar atividades profissionais e educacionais
O Programa Conecta São Bernardo continua a render frutos para estudantes que fizeram parte do primeiro grupo que foi a Dublin, na Irlanda - em julho de 2025 -, para período de 30 dias de intercâmbio internacional gratuito oferecido pela Prefeitura. Na volta à cidade, os 20 alunos foram surpreendidos com a chance de seguir o aprendizado em inglês com bolsa oferecida pelo Colégio Petrópolis. Agora, o programa criado pelo prefeito Marcelo Lima atua para inserir no mercado de trabalho os cinco jovens que inicialmente demonstraram interesse em trabalhar. Caso os outros mudem de ideia, a administração buscará vagas junto a empresas parceiras.
Dos cinco que aceitaram o auxílio da Secretaria de Programas Governamentais na busca por trabalho, dois estão prestes a iniciar em seus empregos, enquanto os outros três têm participado de entrevistas com selecionadores, na busca por vagas que permitam conciliar horários de trabalho e de aulas. O secretário da área, Hiroyuki Minami, tem dedicado tempo e esforço na conversas com empresas parceiras para tratar de vagas, a fim de que todos os 'conectados' que almejam trabalhar possam ser contemplados.
Quem já está com emprego garantido é Samuel Ramos Sousa Pereira, 16 anos, aluno do segundo ano do Ensino Médio na Escola Estadual Santa Olímpia e morador do bairro dos Casa. Contratado como Jovem Aprendiz em empresa da área da saúde, ele afirma que espera evoluir e crescer com a chance do primeiro emprego, para que esteja mais preparado para futuras oportunidades. "Me sinto muito feliz e agradecido, primeiramente a Deus, por ter preparado caminhos para mim, e à equipe da Prefeitura de São Bernardo, por ter dado todo o apoio a mim e aos outros 19 alunos selecionados pelo Conecta São Bernardo."
Assim como outros colegas que estiveram com ele na Irlanda, Samuel avalia que o Conecta São Bernardo tem papel importante na vida de todos, na medida em que ampliou "nossa visão de mundo" e deu oportunidade de conhecer outras culturas. "Além disso, o Conecta São Bernardo nos ajudou a evoluir no inglês, com o curso pela escola Genium Education, e chegar em um primeiro emprego. Desejo que muitos jovens de São Bernardo tenham a oportunidade que eu e mais 19 alunos tivemos, e aproveitem muito, pois é uma experiência rica de conhecimento e aprendizado", disse o estudante.
COMPASSO DE ESPERA - Recém-formada no Ensino Médio na Escola Estadual Joaquim Moreira Bernardes, localizada no Jardim Silvina, Maria Eduarda Alves de Freitas, 18 anos, ainda aguarda resultado de vestibulares para saber se conseguiu vaga para realizar o sonho de cursar Medicina ou Fonoaudiologia. Enquanto a vida acadêmica segue em compasso de espera, a moradora do Parque Selecta comemora o emprego conquistado em empresa localizada no bairro Rudge Ramos por meio do Conecta São Bernardo.
"Estou me sentindo muito feliz e animada com essa oportunidade do primeiro emprego. Dá aquele frio na barriga, mas é um sentimento bom, de crescimento. Espero aprender bastante, ganhar experiência, desenvolver responsabilidades e dar o meu melhor para aproveitar mais essa chance, que pode abrir muitas portas no meu futuro. Sinto que, com a experiência do primeiro emprego, vou me sentir mais adulta e independente", comentou.
Sobre a importância do programa de intercâmbio criado pelo prefeito Marcelo Lima, ela avalia que é um projeto nascido para transformar vidas por meio da educação e de oportunidades, exatamente o que o chefe do Executivo vislumbrava quando planejou o Conecta. Inclusive, a iniciativa visa beneficiar justamente quem está em situação de vulnerabilidade social, tanto que uma das exigências no processo de seleção é ter cadastro no CadÚnico.
"Tem (o Conecta) um papel muito importante na minha vida. Foi através dele que tive a oportunidade do intercâmbio, que ajudou a ampliar a minha visão de mundo. O curso de inglês também foi essencial, não só para o aprendizado do idioma, mas para o meu desenvolvimento pessoal. Agora, com o programa ajudando a chegar ao primeiro emprego, sinto que todo esse apoio está se conectando e fazendo sentido, me preparando de verdade para o mercado de trabalho e para a vida", disse Maria Eduarda.
Fotos: Divulgação/PMSBC