Mobilização da Secretaria de Estado da Saúde visa ampliar a cobertura vacinal; município incrementa ação de proteção e inclui também imunização contra dengue e HPV
As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de São Bernardo intensificam ao longo desta semana, de segunda (2/2) até sexta-feira (6/2), a busca ativa para vacinação contra sarampo e febre amarela - a ação faz parte de uma mobilização da Secretaria de Estado da Saúde, realizada em toda Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e Campinas. Neste sábado, dia 7 de fevereiro, a Prefeitura vai disponibilizar, com incremento da iniciativa, três locais para vacinação: Praça da Matriz, Praça Giovanni Breda (Área Verde) e estacionamento do mercado Atacadão da Rua Marechal Deodoro.
O diretor da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de São Bernardo, Renan Mota, frisou que todas as unidades contam com as vacinas à população. "A mobilização tem foco nas vacinas contra o sarampo e febre amarela, mas estamos também reforçando a cobertura vacinal contra a dengue e contra o HPV", destacou Mota. "Especialmente contra a dengue, esse é um momento importante para as crianças e adolescentes se vacinarem, uma vez que os casos costumam ser mais comuns no verão", completou.
A estratégia prioriza a aplicação da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) em crianças, jovens, adultos não vacinados e profissionais de saúde, além da vacina contra a febre amarela, respeitando os esquemas e intervalos recomendados para cada faixa etária e pessoas vacinadas com dose fracionada em 2018, durante campanhas emergenciais. Além dessas, o município reforça a imunização contra dengue e HPV.
AUMENTO EXPRESSIVO - O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, lembrou que em 2025 a cidade de São Bernardo registrou um aumento de 70% no número de vacinas aplicadas, resultado do esforço das equipes, que intensificaram as ações de busca ativa e as atividades realizadas fora das UBSs, como a vacinação em escolas e empresas. Desta forma, houve expressiva melhora na cobertura vacinal, garantindo mais proteção aos moradores da cidade.
Segundo dados do Programa Municipal de Imunização da Secretaria de Saúde, foram aplicadas 525 mil vacinas ao longo de 2025. Em 2024, foram ministradas 311.490 doses. O aumento nas ações extramuros ultrapassou 3.000%: foram realizadas apenas quatro ações em 2024, contra mais de 155 em 2025. Essa mobilização foi possível, além da dedicação das equipes de imunização, graças à utilização do Vacimóvel, veículo que desde maio de 2025 percorre a cidade, tanto levando as vacinas para os bairros quanto para os diversos eventos que foram realizados pela Secretaria de Saúde ao longo do ano.
"Esta ação de sábado é mais uma das muitas que realizamos e vamos continuar realizando com objetivo de que todas as pessoas que precisam se vacinem. Então, neste sábado, convocamos a população a pegar sua carteira de vacinação, seu documento, e procurar um dos nossos três postos para ficar com a vacinação e a proteção em dia", declarou.
Confira os locais de vacinação e o público-alvo:
Vacina contra a dengue: crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
HPV: crianças e adolescentes de 9 a 19 anos
Sarampo: Pessoas de 9 a 59 anos, sem o esquema completo
Febre amarela: Pessoas de 9 a 59 anos que não foram imunizadas, ou que tomaram a dose fracionada em 2018
Locais de vacinação:
De segunda a sexta-feira: todas as UBSs, endereços e horários disponíveis no link https://portalsaude.saobernardo.sp.gov.br/portaldasaude/ubs/
Dia D - Sábado (7 de fevereiro):
Praça da Matriz - das 9h às 15h
Rua Marechal Deodoro, s/nº - Centro
Vacinas disponíveis: Sarampo, febre amarela e HPV
Praça Giovanni Breda (Área Verde) - das 9h às 17h
Assunção: Vacinas disponíveis: Sarampo, febre amarela, HPV e dengue
Atacadão Marechal - das 9h às 15h
Rua Marechal Deodoro, 2.785 – Centro
Fotos: Igor Cotrim e Johnn Meneze