Ação na Clínica da Visão de São Bernardo promove debate sobre impactos da leucemia na saúde ocular
Fevereiro Laranja marca campanha de conscientização sobre importância da doação de medula óssea; doença também pode afetar os olhos
A Clínica Municipal da Visão de São Bernardo promove nesta sexta-feira (6/2), às 15h, roda de conversa sobre os efeitos da leucemia na visão. A leucemia é uma doença que afeta primariamente o sangue e a medula, mas vestígios e sintomas oculares podem ser sinais cruciais para o diagnóstico precoce. A campanha 'Fevereiro Laranja' marca a campanha de conscientização sobre a importância da doação de medula óssea.
A atividade, que será realizada com os pacientes e acompanhantes da Clínica, visa informar a população sobre os sintomas oculares. O gerente da Clínica Municipal da Visão, Mario Malatesta, explicou que os eventos como roda de conversa e palestras têm importante papel na educação da população, contribuindo tanto na prevenção quanto no diagnóstico precoce de doenças.
"A leucemia pode se manifestar nos olhos de forma direta (infiltração de células cancerígenas) ou indireta (devido à anemia ou baixa imunidade). Os principais sinais incluem visão embaçada ou turva, que pode ser um dos primeiros sinais atípicos da doença; hemorragias oculares, que são manchas de sangue na retina ou na parte branca do olho (conjuntiva) e podem ocorrer devido à contagem baixa de plaquetas ou hiperviscosidade do sangue", detalhou o gerente.
SINTOMAS - Também são sintomas as moscas volantes, que são percepção de pequenos pontos ou manchas que se movem no campo de visão; alterações no nervo óptico: o inchaço ou infiltração nesta área é considerado uma urgência oftalmológica, pois pode comprometer a visão permanentemente. Outros sinais são a sensibilidade à luz (fotofobia), dor ocular, vermelhidão persistente e inchaço nos olhos ou pálpebras.
"Estudos indicam que até 69% dos pacientes com leucemia podem apresentar alterações no fundo do olho em algum momento da doença. O oftalmologista desempenha um papel vital ao identificar artérias e veias com padrões anormais, muitas vezes detectando a doença antes mesmo de outros sintomas sistêmicos aparecerem", complementou Mario.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, ressaltou a importância de ações de educação em saúde, pelo seu caráter preventivo. "A informação qualificada é uma grande arma de prevenção. Quando as pessoas estão bem informadas, sabem identificar os sinais e os sintomas de doenças e procurar um atendimento médico o mais rápido possível, o que garante melhor sucesso nos tratamentos", destacou o secretário.
Serviço:
Roda de conversa sobre os efeitos da leucemia na visão
6 de fevereiro - 15h
Clínica Municipal da Visão
Rua Kara, 225 - Jardim do Mar
Fotos: Brenner Oliveira/PMSBC