Da Redação
Levantamento do TCE destaca efetividade da gestão Orlando Morando em São Bernardo
Município figura entre os 78 mais bem colocados no IEG-M 2024, publicação que mede a eficiência das políticas públicas implementadas pelas prefeituras de São Paulo no ano de 2023
São Bernardo está entre as 78 cidades de São Paulo melhor classificadas em levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que avalia o resultado das políticas públicas e o real impacto dessas iniciativas na vida dos cidadãos. O município manteve índice B – faixa de resultado considerada efetiva – na edição de 2024 do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), que tem como base os indicadores de 2023, atestando a eficiência das ações desempenhadas pela gestão Orlando Morando (entre 2017 e 2024) no município nas principais áreas.
Segundo a publicação, São Bernardo integra o seleto grupo de municípios da Região Metropolitana de São Paulo que alcançaram o índice B (ao lado de São Caetano e Santana de Parnaíba). Ao todo, 644 cidades foram avaliadas – a Capital não é computada. Do total, além das 78 que alcançaram nota B, 223 obtiveram resultado C+ (em fase de adequação) e outras 343 apresentaram o desempenho C (baixo nível de adequação). Não houve classificados na faixa de resultados A (altamente efetivo) nem na faixa de resultados B+ (muito efetivo).
"O pleno desenvolvimento de São Bernardo sempre foi o principal objetivo da nossa gestão e nos empenhamos arduamente para viabilizar políticas públicas capazes de ofertar uma cidade melhor para a população, seja na saúde, na educação, no meio ambiente, na segurança e em todas as áreas. Isso foi possível graças ao planejamento e a uma gestão fiscal austera, com muita transparência, fundamental para o equilíbrio financeiro do município e à garantia da política de investimentos", destaca Orlando Morando.
A avaliação geral do IEG-M leva em conta os resultados obtidos pelas gestões municipais em sete eixos temáticos: planejamento, gestão fiscal, educação, saúde, meio ambiente, proteção aos cidadãos e governança de tecnologia da informação. São Bernardo se destaca no eixo governança em tecnologia da informação, com nota A, pontuação máxima da escala de avaliação. A cidade é a única do Grande ABC a alcançar essa pontuação, que mede o grau de utilização de recursos tecnológicos em áreas como capacitação de pessoal, transparência e segurança da informação.
A cidade também obteve bom desempenho no Índice Municipal do Meio Ambiente – nota B+ – demonstrando a preocupação da gestão Orlando Morando com as ações relacionadas ao meio ambiente que impactam a qualidade dos serviços e a vida das pessoas. Este indicador contém informações sobre resíduos sólidos, educação ambiental, estrutura ambiental e conselho ambiental. São Bernardo alcançou, ainda, nota B nas categorias educação, saúde, gestão fiscal e proteção aos cidadãos.