https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244075/slider/639be829056b5a06650c182d52b4abb9.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244075/slider/9dc9ad905a225e4fb5d2634c177ebba7.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244075/slider/3487f96393a621ae08fa1de3bbaa06c4.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244075/slider/3c24f130f8bc3aa216c21ea295916d09.png
São Bernardo fortalece apoio à universalização do saneamento com foco na despoluição da Represa Billings
Por Administrador
Publicado em 23/07/2025 21:53
Mobilidade e Meio Ambiente

São Bernardo fortalece apoio à universalização do saneamento com foco na despoluição da Represa Billings

 

Evento sobre o 1º ano da desestatização destaca investimentos em obras que ampliam a coleta e tratamento de esgoto, contribuindo para a recuperação ambiental do Alto Tietê e da represa

 

 

Reafirmando o compromisso com a universalização do saneamento em todo o Estado, São Bernardo marcou presença no evento "Vambora Transformar", promovido pela Sabesp nesta quarta-feira (23/7), no auditório do Ibirapuera, na Capital. A atividade teve como propósito apresentar os resultados do primeiro ano após a desestatização da companhia, reunindo prefeitos, parlamentares, representantes do Governo do Estado e lideranças do setor. O evento destacou os avanços e metas do Programa Integra Tietê, que reúne mais de 42 frentes de trabalho voltadas à coleta, tratamento de esgoto e recuperação dos corpos hídricos da Região Metropolitana de São Paulo.

 

O ato contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas. Representando o prefeito Marcelo Lima, a vice-prefeita Jessica Cormick reiterou o alinhamento de São Bernardo à estratégia estadual para acelerar a coleta e o tratamento de esgoto. "As obras estruturantes que estamos realizando com redes, estações e sistemas de bombeamento, que tendem não só a proteger o meio ambiente, mas a garantir saúde, dignidade e mais qualidade de vida a milhares de pessoas. São Bernardo está aqui para avançar junto com o Governo do Estado e a Sabesp", frisou.

 

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Ruth Cristina Ramos, o investimento da Sabesp também é decisivo para o futuro da Represa Billings, principal manancial do Grande ABC e um dos principais da Grande São Paulo. "Nossa cidade está inserida na sub-bacia hidrográfica do Alto Tietê, que integra a bacia do Rio Tietê. Ou seja, despoluir o Tietê é também impedir que o esgoto continue sendo lançado em nossos corpos hídricos. O Integra Tietê é fundamental porque atua diretamente na coleta e tratamento do esgoto gerado aqui, o que tem impacto direto na despoluição da Billings, um patrimônio ambiental estratégico para a região. Além disso, desde janeiro, a Secretaria tem cadeira titular no Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, representando o prefeito na governança da água e no fortalecimento das ações ambientais."

 

Atualmente, São Bernardo executa cinco grandes frentes de obras do Integra Tietê, com foco em regiões como Baeta Neves, Centro, Demarchi, Ferrazópolis, Montanhão, Paulicéia, Rudge Ramos, Taboão e Vila Caminho do Mar, somando investimento de R$ 240 milhões da Sabesp. Serão implantados 47 quilômetros de tubulações para coletar e transportar esgoto às estações de tratamento, promovendo o fim do despejo in natura nos córregos, rios e represas da cidade.

 

RECUPERAÇÃO AMBIENTAL - O Programa Integra Tietê, maior plano de recuperação ambiental em curso no Estado, prevê mais de R$ 70 bilhões em investimentos até 2029, com meta de universalizar o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário em 371 municípios atendidos pela Sabesp — antecipando em quatro anos o prazo do Marco Legal do Saneamento (2033). Em todo o Estado, estão previstos mais de 852 km de coletores tronco e interceptores, sendo 47 quilômetros em São Bernardo.

 

INCLUSÃO SOCIAL E TARIFA REDUZIDA - Durante o evento, a Sabesp também anunciou a ampliação do programa Tarifa Social Paulista, que já beneficia 25.300 famílias em São Bernardo — sendo 12.900 inscritas no CadÚnico e outras 12.400 em fase de adequação. A política é dividida em três categorias de desconto (78%, 72% e 50%) e está em vigor retroativamente desde junho.

 

O presidente da Sabesp, Carlos Piani, salientou a importância da cooperação com os municípios para o sucesso do novo modelo. "Nosso desafio agora é garantir a universalização até 2029 com eficiência, transparência e foco no benefício social."

 

Ao participar do "Vambora Transformar", São Bernardo reafirma sua posição como parceira ativa na transformação do saneamento básico no Estado de São Paulo, contribuindo para acelerar metas, ampliar o impacto social e garantir que a Represa Billings e os demais corpos hídricos da cidade estejam livres da poluição até 2029, visando benefícios diretos para a saúde, o meio ambiente e a qualidade de vida da população.

Fotos: Brenner Oliveira/PMSBC

Comentários
Comentário enviado com sucesso!