Vestibular para bolsas do Educa Mais Saúde será realizado neste domingo em São Bernardo
Provas irão ocorrer na Faculdade de Direito de São Bernardo para os quase 1.000 candidatos aos cursos de graduação e tecnólogo; programa da Prefeitura oferece 54 bolsas integrais
Serão realizadas neste domingo, 8 de fevereiro, as provas do vestibular do Programa Educa Mais Saúde, que faz parte da Faculdade Municipal São Bernardo. São 54 bolsas de ensino totalmente gratuitas em cursos de Ensino Superior, tecnólogo e técnico na área da saúde. No total, 979 candidatos se inscreveram e farão a prova na Faculdade de Direito de São Bernardo, às 10h - inicialmente, seria aplicada em dois horários, mas a grande maioria dos candidatos escolheu fazer a prova no período da manhã, por isso foi decidido pela aplicação única.
O 'Educa Mais Saúde' integra a Faculdade Municipal, que já conta com 400 estudantes em quatro cursos superiores, em parceria com a Universidade São Judas Tadeu: Gestão Financeira, Gestão Pública, Gestão Ambiental e Marketing Digital. Na área da saúde, estão sendo oferecidas 54 bolsas, sendo três de Medicina - cujos estudantes foram selecionados por meio da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2025 -, cinco de Enfermagem, cinco de Gestão Hospitalar, cinco de Biomedicina, cinco de Terapia Ocupacional, cinco de Psicologia, 15 de Tecnólogo de Gestão da Saúde Pública (EAD). Para as 11 bolsas de Técnico de Enfermagem a seleção será apenas pela análise socioeconômica.
*SONHO -* "A Faculdade Municipal gratuita foi um compromisso do Plano de Governo que a gente colocou para funcionar já no primeiro ano de gestão. É um orgulho muito grande, temos uma equipe que trabalhou muito para tirar esse projeto importante do papel, e um compromisso que assumi com a população de São Bernardo: nesta cidade, todo mundo pode voltar a sonhar, a ter novas importunidades", declarou o prefeito Marcelo Lima.
Além do vestibular, os candidatos vão passar por análise socioeconômica. Entre os requisitos para garantir o benefício estão possuir renda familiar de até dois salários mínimos e não ter formação em Ensino Superior. Em caso de necessidade de desempate para classificação, serão considerados os seguintes critérios: melhor nota na redação do processo seletivo, menor renda per capita familiar, ter maior número de integrantes do grupo familiar, ser mulher chefe de família, ser beneficiário de programas sociais, estar sem situação de vulnerabilidade social, ter cursado Ensino Médio em escola pública ou em unidade privada com bolsa integral da instituição, residir de aluguel ou fazer parte de programa habitacional/financiamento e ser maior de idade.
PROFISSIONAIS DO FUTURO - De acordo com a Lei que criou o 'Educa Mais Saúde', os beneficiários deverão cumprir 100 horas de serviço voluntário prestado à administração pública municipal, conforme sua área de formação. "Estamos formando hoje os profissionais que estarão conosco, na nossa rede, amanhã. Atendendo nossa população, fortalecendo o SUS (Sistema Único de Saúde) e dando de volta para a cidade essa oportunidade única, de uma faculdade gratuita", destacou o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn.
PÓS-GRADUAÇÃO - Profissionais da rede municipal de saúde que tenham pelo menos um ano de trabalho podem se inscrever para disputar uma das 51 bolsas de pós-graduação do Programa Educa Mais Saúde. São 46 bolsas de Gestão Pública em Saúde, duas para Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica, uma para Enfermagem em Urgência e Emergência, uma para Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos e uma para Marketing e Gestão de Negócios para Ópticas.
As inscrições podem ser feitas pelo link: https://portalsaude.saobernardo.sp.gov.br/portaldasaude/educa-mais-saude/, no botão exclusivo para funcionários, até o dia 23 de fevereiro. Todos os inscritos farão uma prova no dia 8 de março, na Faculdade de Direito de São Bernardo (Rua Java, 425, Jardim do Mar), com divulgação do resultado preliminar em 10 de março.