Caravana da Saúde se prepara para realizar mais 11 mil atendimentos em São Bernardo
Mobilização na Policlínica Centro, Hospital de Clínicas, Hospital de Olhos, CER IV e nos três Centros de Especialidades Odontológicas tem como meta zerar a fila de espera até 1ª de julho
Mais um mutirão de consultas, exames e cirurgias entra no cronograma da Caravana da Saúde, programa viabilizado pela gestão Marcelo Lima para zerar filas de espera em São Bernardo até 1º de julho. A mobilização deste fim de semana será realizada simultaneamente, das 7h às 19h, em quatro equipamentos de saúde diferentes, com atendimento de demanda reprimida. As unidades se prepararam para realizar 11.088 atendimentos nos dois dias.
Serão 5.008 consultas na Policlínica Centro, 537 consultas e cirurgias no Hospital de Clínicas, 432 consultas no Centro Especializado de Reabilitação (CER IV), 957 consultas e exames no Hospital de Olhos e mais de 4.000 avaliações em pacientes que aguardam próteses dentárias nos três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). A fila de espera na saúde era de cerca de 94 mil atendimentos quando o prefeito Marcelo Lima assumiu o Executivo, em 1º de janeiro deste ano.
"Desde 15 de fevereiro temos mobilizado as equipes aos finais de semana para atender essa demanda reprimida. É um trabalho enorme e árduo, mas que está mostrando resultados importantes e com certeza será uma referência, no futuro, de gestão em saúde", destacou o prefeito Marcelo Lima. "E reforço o apelo para que as pessoas compareçam às consultas, para que a gente consiga zerar essa demanda", concluiu o chefe do Executivo municipal.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, agradeceu ao esforço de toda a equipe da pasta, que tem contribuído diretamente neste compromisso. "Tem sido um trabalho de verdadeiros herois. E esse trabalho está organizando o fluxo de atendimento, atendendo as pessoas com qualidade, com carinho, seguindo a determinação do nosso prefeito Marcelo Lima", afirmou.
FILA ACELERADA - O programa Caravana da Saúde foi lançado em 25 de janeiro, com o início da operação da carreta de tomografia sem contraste e da carreta de ultrassom. Em 15 de fevereiro, o programa passou a realizar consultas com especialistas, exames e cirurgias, em mutirões aos sábados e domingos e também durante a semana, com reorganização e otimização do fluxo de atendimentos. Desde então, já foram realizados mais de 80 mil atendimentos, para uma fila geral de espera de cerca de 94 mil pessoas.
A meta do prefeito Marcelo Lima é zerar todas as filas até 1º de julho deste ano.
Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC